segunda-feira, 17 de junho de 2013

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES



Nesta época já começam aparecer algmas suspeitas que a criança apresenta dificuldades no aprendizado e aí,  pode ser avaliada e tratada. O diagnóstico precoce é fundamental. Ele é feito por um profissional da área, o Psicopedagogo.
Possíveis sintomas:
> O primeiro e mais claro sinal de dificuldades escolares ou transtornos é o baixo desempenho na escola. Procure saber se seu filho está sempre atrás em relação aos colegas, tem notas muito baixas ou não consegue aprender conteúdos básicos.
> A criança que tem desempenho médio, mas realiza um esforço extraordinário ou faz tudo com lentidão acentuada também deve ser observada. 
> Fique de olho se há quedas inesperadas no desempenho. Alunos com leves problemas no processamento de informações, por exemplo, podem aprender a ler, mas têm dificuldades quando as exigências em torno da compreensão de leitura aumentam. 
> Seu filho enrola ao máximo para começar a fazer a lição de casa? Pode ser uma forma de se poupar de fazer tarefas que são penosas ou impossíveis. 
> Observe ainda se seu filho faz lições com pressa, deixando-as incompletas. 
> Reclamações de cansaço, dor de estômago e outros incômodos para não ir à escola podem indicar desconfortos relacionados ao estresse. 
> Queixas gerais sobre a escola, como dizer que os colegas são chatos, que a professora é injusta, também devem ser observadas. 
> Se seu filho se queixa de que as lições são muito difíceis ou que as aulas são entediantes, ele pode estar com dificuldades para acompanhar a turma. 
> Dependendo do temperamento da criança, as dificuldades de aprendizagem podem ter reflexos no comportamento e em seu humor. Problemas como medo, raiva ou ansiedade excessivas devem ser investigados, assim como atitudes antissociais e escapistas. 
> Perda de confiança e de autoestima são os “efeitos colaterais” mais comuns de dificuldades de aprendizagem. Estudantes com baixo desempenho a longo prazo tendem a se ver como incapazes de aprender. Fique atento quando ouvir de seu filho frases como: “Sou burro mesmo”, “Não tenho jeito”, “Não consigo fazer nada direito”. 

Se você notar algumas destas queixas em seu filho/a, procure ajuda imediatamente, pois o tratamento pode ser muito mais rápido e eficiente do que você imagina. 
Depende de cada caso, mas alguns precisam apenas de uma orientação. 
De qualquer modo iniciamos com uma avaliação completa.
Estamos a disposição para tirar qualquer dúvida.
Silvia Duarte
Psicopedagoga

quarta-feira, 12 de junho de 2013

TERAPIA COMPORTAMENTAL



A terapia comportamental cognitiva, trata essas queixas:



  • Tristeza profunda (desesperança);
  • Baixa auto estima;
  • Problemas sentimentais, melancolia;
  • Falta de capacidade de sentir prazer;
  • Dificuldade de concentração ou tomar decisões;
  • Diminuição da energia física, desânimo, indiferença;
  • Sentimento de inutilidade ou culpa;
  • Alterações de apetite, peso, sono e libido sexual.
COMO:
  • Identificando situações de conflitos geradores de sofrimento psicológico e trabalhando na modificação dos comportamentos diagnosticados como inadequados.
O processo terapêutico busca ensinar e orientar o paciente na modificação dos comportamentos indesejados ou desnecessários que causam prejuízo em suas relações afetivas, de trabalho, de relacionamento conjugal e social. Também capacita o paciente a ampliar seu repertório de atuação, gerando novos comportamentos mais adaptativos e eficazes.

Silvia Duarte
Terapeuta Comportamental

quarta-feira, 5 de junho de 2013

ATENDIMENTO DOMICILIAR - HOME CARE



No atendimento domicilicar (Home Care), o paciente recebe um olhar diferenciado pela profissional fazendo assim um tratamento global integrado, cuja finalidade é uma ação preventiva, curativa, reabilitadora e/ou paliativa, visando a qualidade de vida do paciente. Cabe ao profissional, de forma multidisciplinar, avaliar e gerenciar as necessidades individuais do paciente.

A queixa principal e mais comum encontrada para a intervenção fonoaudiológica do paciente em home care é a Disfagia.

Disfagia é a dificuldade ou desconforto desde o momento em que a pessoa coloca o alimento dentro da boca até quando o engole (deglute), seja ele líquido, pastoso ou sólido. A disfagia pode ocorrer por a pessoa apresentar sequela neurológica, tumores, ou qualquer outra doença.

Segue algumas características da disfagia:
  • Dificuldade de mastigar;
  • Dificuldade em iniciar a deglutição (ato de engolir);
  • Regurgitação nasal;
  • Tosse durante ou após as deglutições;
  • Engasgos durante as refeições;
  • Sensação de alimento parado na garganta;
  • Perda de peso.

O tratamento para o paciente disfágico visa adequar a função da deglutição, favorecendo uma alimentação saudável e segura.


A terapia fonoaudiológica, nesses casos, acontece a partir de exercícios específicos, posturas e manobras que facilitem ao paciente o ato de engolir.

O planejamento terapêutico é realizado após entrevista e avaliação completa do Sistema Sensório Motor Oral (bochechas, lábios, língua, palato) e suas funções (respiração, sucção, mastigação e deglutição).

São inúmeros os diferenciais de atender um paciente em casa. Entre eles, os mais importantes são:
- O paciente tem maior privacidade: pode usar sua própria roupa, tem maior controle e segurança física;
- Ter maior dignidade em um ambiente que não alimenta a ideia de enfermidade;
- Estar em um ambiente de maior socialização;
- Poder contar com o apoio, atenção e carinho da família;
- Nutrir-se adequadamente com alimentos preparados em sua casa, sob orientação e manuseio do fonoaudiólogo, o que facilita a reabilitação;
- Recuperar a saúde no menor prazo possível;
- Evitar riscos de infecções cruzadas;
- Receber tratamento e cuidados com qualidade superiores a do hospital.

                  Levando em consideração que o paciente que recebe o tratamento global via Home Care é um paciente que merece cuidados especiais, a reabilitação fonoaudiológica domiciliar tem um grande diferencial comparada com a realizada em consultório, por garantir maiores e melhores recursos voltados à vida cotidiana do cliente quando necessário.


                  Clinica Silvia Duarte - equipe