segunda-feira, 29 de abril de 2013
DIGA NÃO!!
Diga não quando precisar!!! Sem medo.
Diga não a violência.
Diga não a impunidade.
Diga não a exploração.
Diga não ao preconceito.
DIGA NÃO A CRUELDADE!!!! NÃO!!!
A CLINICA SILVIA DUARTE APOIA O MANIFESTO CONTRA A VIOLÊNCIA.
quinta-feira, 25 de abril de 2013
AUTISMO
Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais:
* Inabilidade para interagir socialmente;
* Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com simbolismos;
* Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental.
Os estudos iniciais consideravam o transtorno resultado de dinâmica familiar problemática e de condições de ordem psicológica alteradas, hipótese que se mostrou improcedente. A tendência atual é admitir a existência de múltiplas causas para o autismo, entre eles, fatores genéticos e biológicos.
Sintomas
O autismo acomete pessoas de todas as classes sociais e etnias, mais os meninos do que as meninas. Os sintomas podem aparecer nos primeiros meses de vida, mas dificilmente são identificados precocemente. O mais comum é os sinais ficarem evidentes antes de a criança completar três anos. De acordo com o quadro clínico, eles podem ser divididos em 3 grupos:
1) ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental;
2) o portador é voltado para si mesmo, não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a fala como ferramenta de comunicação (chega a repetir frases inteiras fora do contexto) e tem comprometimento da compreensão;
3) domínio da linguagem, inteligência normal ou até superior, menor dificuldade de interação social que permite aos portadores levar vida próxima do normal.
Na adolescência e vida adulta, as manifestações do autismo dependem de como as pessoas conseguiram aprender as regras sociais e desenvolver comportamentos que favoreceram sua adaptação e auto-suficiência.
Diagnóstico
O diagnóstico é essencialmente clínico. Leva em conta o comprometimento e o histórico do paciente e norteia-se pelos critérios estabelecidos por DSM–IV (Manual de Diagnóstico e Estatística da Sociedade Norte-Americana de Psiquiatria) e pelo CID-10 (Classificação Internacional de Doenças da OMS).
Tratamento
Até o momento, autismo é um distúrbio crônico, mas que conta com esquemas de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar.
Não existe tratamento padrão que possa ser utilizado. Cada paciente exige acompanhamento individual, de acordo com suas necessidades e deficiências. Alguns podem beneficiar-se com o uso de medicamentos, especialmente quando existem co-morbidades associadas.
Recomendações
* Ter em casa uma pessoa com formas graves de autismo pode representar um fator de desequilíbrio para toda a família. Por isso, todos os envolvidos precisam de atendimento e orientação especializados;
* É fundamental descobrir um meio ou técnica, não importam quais, que possibilitem estabelecer algum tipo de comunicação com o autista;
* Autistas têm dificuldade de lidar com mudanças, por menores que sejam; por isso é importante manter o seu mundo organizado e dentro da rotina;
* Apesar de a tendência atual ser a inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares, as limitações que o distúrbio provoca devem ser respeitadas. Há casos em que o melhor é procurar uma instituição que ofereça atendimento mais individualizado;
* Autistas de bom rendimento podem apresentar desempenho em determinadas áreas do conhecimento com características de genialidade.
Fonte: http://drauziovarella.com.br/crianca-2/autismo/
Marcela Miró
Marcela Miró
terça-feira, 23 de abril de 2013
DESENVOLVIMENTO DA FALA NA CRIANÇA
Entre 02 e 05 anos, a criança tem o ápice do desenvolvimento da linguagem e nesta fase são formadas as primeiras palavras isoladas e depois as frases. Esta é uma fase muito importante, pois está no amadurecimento do desenvolvimento da linguagem.
Mas cada idade tem seus erros mais comuns.
Aqui estão as etapas de desenvolvimento da aquisição de sons de uma criança que normalmente ocorre.
Aproximadamente...
- 18 meses: b, m
- 2 anos: p, t, d, n
- 2 anos e meio: k, g, nh
- 3 anos: f, v, s, z
- 3 anos e meio: x (ch), j (ge - gi)
- 4 anos: l, lh, r, rr, s e r intermediários e encontros consonantais
- 5 anos: desenvolvimento completo ( devem falar corretamente ).
Se a partir dos 05 anos as trocas, omissões e imprecisões de fonemas persistirem, não brigue com seu filho e nem ache que ele faz propositalmente, procure o auxilio de um especialista.
*Não diga a seu filho: Você fala errado” ou Não é assim que se fala”, isso prejudica muito o desenvolvimento emocional e a auto estima dele. Ajude-o de outra forma, com auxílio de um profissional da área: FONOAUDIÓLOGO.
*ESTIMULE A FALA CORRETA SEMPRE E ELOGIE TODA VEZ QUE ELE FALAR CORRETAMENTE , POIS DE ALGUMA FORMA ELE SE SENTIRA IMPORTANTE E FELIZ!
Silvia Duarte
Fonoaudióloga
terça-feira, 16 de abril de 2013
GAGUEIRA - QUEM É GAGO MESMO?
Gagueira é uma perturbação da fala, de origem psicomotora, que se caracteriza por repetição de sons e sílabas ou paradas involuntárias. Se caracteriza por interrupção da fala por inseguranças, excitações e bloqueios em todas as situações de comunicação, inclusive na leitura. Gaguejar diante do chefe, ao apresentar uma desculpa pelo atraso é muito diferente de fazê-lo na rotina do dia-a-dia.
Causas
A gagueira é um distúrbio multifatorial. Pode ter origem genética, orgânica, psicológica e/ou social.
Sintomas
* Repetição ou prolongamento de sons e sílabas;
* Bloqueio de sons;
* Uso de interjeições para fazer a conexão entre as palavras;
* Simplificação de frases;
* Movimentos corporais para ajudar a liberar os sons ou silabas bloqueados.
O tratamento ideal é o Fonoaudiológico, com apoio psicológico quando aspectos emocionais estão muito fortes no caso.
Se este for seu problema, procure ajuda.
sexta-feira, 12 de abril de 2013
MULHERES FORTES
Eu acredito que as mulheres que permitem a expressão de seus verdadeiros pensamentos e emoções são merecedoras de aplauso. A sociedade sempre quis sufocar a força da mulher. Assusta! Porque mulher forte é poderosa! Mulher forte dá jeito em tudo, consegue o que quer.
Aos que a admiram, uma dica, é possível! Sim, é possível buscar a força dentro de você!
A milhares de anos atrás as mulheres eram consideradas sagradas, deusas, poderosas absolutas. Elas que davam a última opinião. Eram respeitadas. Aí veio a força do patriarcado, o machismo dominando e até torturando mulheres pelo mundo afora.
Hoje em dia a força da mulher está crescendo. Muitas estão se mostrando como são, sem medo de ser feliz e aceitas. Lutando pela própria felicidade!
Mulheres fortes regem uma família, ou uma empresa, como uma orquestra. Podem sofrer sim, mas são soberanas, donas de suas opiniões, de seus destinos.
Você é uma mulher forte?
Abraços
Silvia Duarte
Terapeuta
segunda-feira, 8 de abril de 2013
PAIS PODEM SER REFÉNS DOS PRÓPRIOS FILHOS
Hoje em dia, vemos muitas vezes, pais perdidos e até reféns dos próprios filhos. Quem nunca presenciou a clássica cena onde a criança chantageia os pais para ganhar alguma coisa no mercado ou shopping. Já vi crianças mandando mesmo nos pais. E os coitados dos adultos ficam sem saber como agir. Não é facil! Falam que em casa vão conversar, que Deus vai castigar, etc...
Mas isso não resolve. A criança, esperta como é, percebe que domina, e utiliza a birra para obter tudo o que quer. Isso é perigoso! Isto acontece com crianças pequenas de 3 a 4 anos, até adolescentes...
Muitas vezes os pais nem percebem isso. A criança pode estar agindo assim para chamar a atenção ou mostrar que alguma coisa está errada.
Se notar alguma dificuldade em resolver estas questões, peça ajuda! Não há motivo para ter vergonha em buscar ajuda para educar melhor seu filho.
Silvia Duarte
Terapeuta
quarta-feira, 3 de abril de 2013
VOCÊ É FELIZ?
Tem pessoas que dizem que a Felicidade não existe e se conformam com uma vida vazia, morna...
Acreditam que só alguns momentos felizes são mais que suficientes.
Eu creio que a Felicidade é um estado de espírito que temos ou não.
Passamos por fases onde podemos estar mais entristecidos, ou desanimados, mas são fases. Que passam. E Felicidade não significa necessariamente ficar rindo a toa. Ela é mais uma serenidade no coração, um sorriso leve no canto da boca, um olhar brilhante...
A Felicidade deve brotar de dentro de você. Já fazer parte da sua própria energia.
Aqueles que dependem do outro então... estão no caminho errado.
Auto conhecimento é uma ferramenta muito útil. E na terapia podemos encontrar nossa essência.
E nela a nossa Felicidade!
Seja Feliz!
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